quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Teatro! Como surgiu?


O teatro na Grécia teve sua origem no século VI a.C., surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região. O teatro grego que hoje conhecemos,surgiu segundo historiadores, de um acontecimento inusitado. Quando um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uvas, sobe em seu tablado em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficam espantados com a coragem deste ser humano colocar-se no lugar de um deus, ou melhor, fingir ser um deus, coisa que até então não havia acontecido, pois um deus era para ser louvado, era um ser intocável. Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental. Ele arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade em faz-de-conta, o ritual em teatro, pela primeira vez, diante de outros, mostrou que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática.

O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol.
Um hiato de dois séculos separa a atividade teatral jesuítica da continuidade e desenvolvimento do teatro no Brasil. Isso porque, durante os séculos XVII e XVIII, o país esteve envolvido com seu processo de colonização e em batalhas de defesa de território. Foi a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, que trouxe inegável progresso para o teatro, consolidado pela Independência, em 1822.

- Fonte de pesquisa http://www.gtperereca.wordpress.com

http://www.infoescola.com/artes/

Grazielli de Souza

5 comentários:

Anônimo disse...

nada a ve eu tirei um zero com essa merda

Anônimo disse...

Também é uma merda,mas você devia postar PORRA DA HISTORIA DO TEATRO COM DIONISIO,SEU FELA DUMA PUTA

Caroline Barreto disse...

Vocês que falaram que não gostaram desse Site ou que tiraram um "zero" no trabalho, deviam dar um pouco mais de respeito com quem perdeu tempo pesquisando e postando para vir aqui umas pessoas fúteis como vocês e xingarem pessoas que só queriam ajudar a melhorar a porcaria do trabalho de vocês, por isso que existe o "Yahoo resposta" e o "Wikipédia" para pessoas como vocês que não sabem escrever, muito menos INTERPRETAR um simples texto como este !!

Olha parabéns por este site, ele é muito interessante e me ajudou muito no trabalho de Arte .

Anônimo disse...

Adorei a explicação, me ajudou muito pois eu faço teatro e terei uma prova essa semana e estou estudando e pesquisando um pouco para entender mais como o teatro surgiu.

Anônimo disse...

me dei mal com isso tbm sou a carla martins