terça-feira, 30 de setembro de 2008

Arte na Dança

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antigüidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de musica e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro.

Atualmente, a dança se manifesta nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.




Fonte: Wikipedia


A dança está ligada a arte, pois cada movimento, cada estilo de roupa, cada ou de dança, tem por tras alguns traços artisticos, e sempre culturais.


Temos logo a seguir um video de danca artistica, que aconteceu na Amazonia.
Lucas Rodrigues






quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Teatro! Como surgiu?


O teatro na Grécia teve sua origem no século VI a.C., surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade. Essas festas, que eram rituais sagrados, procissões e recitais que duravam dias seguidos, aconteciam uma vez por ano na primavera, períodos em que se fazia a colheita do vinho naquela região. O teatro grego que hoje conhecemos,surgiu segundo historiadores, de um acontecimento inusitado. Quando um participante desse ritual sagrado resolve vestir uma máscara humana, ornada com cachos de uvas, sobe em seu tablado em praça pública e diz: “Eu sou Dionísio!”. Todos ficam espantados com a coragem deste ser humano colocar-se no lugar de um deus, ou melhor, fingir ser um deus, coisa que até então não havia acontecido, pois um deus era para ser louvado, era um ser intocável. Este homem chamava-se Téspis, considerado o primeiro ator da história do teatro ocidental. Ele arriscou transformar o sagrado em profano, a verdade em faz-de-conta, o ritual em teatro, pela primeira vez, diante de outros, mostrou que poderíamos representar o outro. Este acontecimento é o marco inicial da ação dramática.

O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol.
Um hiato de dois séculos separa a atividade teatral jesuítica da continuidade e desenvolvimento do teatro no Brasil. Isso porque, durante os séculos XVII e XVIII, o país esteve envolvido com seu processo de colonização e em batalhas de defesa de território. Foi a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, que trouxe inegável progresso para o teatro, consolidado pela Independência, em 1822.

- Fonte de pesquisa http://www.gtperereca.wordpress.com

http://www.infoescola.com/artes/

Grazielli de Souza

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Oque é arte?Como está presente em nosso dia-a-dia?


A arte é uma criação humana que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos e a sua cultura. Apresenta-se sob variadas formas como: a plástica, a música, a escultura, o cinema, o teatro, a dança, a arquitetura etc. Pode ser vista ou percebida pelo homem de três maneiras: visualizadas, ouvidas ou mistas (audiovisuais).

Atualmente, podemos participar de uma "arte" que está acontecendo, sendo ela visual, ouvida, ou mistas, ela esta presente em todas as horas, que caminhamos na rua, assistimos televisão, seja de diferentes formas na rua, um artesão, que constróis peças jóias, etc, estes tem um dom artistico, uma forma de utilizar suas mãos que de uma forma até assustadora, criam algo inesperado. propagandas, são arte, pois nos levam a expor nossos sentimentos, ou desejos, e esta sim está presente a todo instante de nossa vida, é impossivel não acordar e não ouvir alguem comentando, ou fazendo a divulgação de um trabalho.

- Fonte de pesquisa http://www.spiner.com.br/


Lucas Rodrigues



quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Bem-vindo


- Acima a fotos dos diretores destes blog.
- A criação deste blog tem por finalidade apresentar idéias sobre arte, ou seja, relataremos como a comunicação está relativamente ligada a arte através dos recursos que elas nos oferece, exemplo a música, o teatro, o cinema, a moda, enfim, será postado, sempre algo relacionado a arte, seja atual ou algum acontecimento ocorrido a tempos passados, os mesmos nos levarão a ter uma nova concepção do mundo artístico e no mundo da Comunicação Social.

- Apresentacao dos integrantes:

Lucas Rodrigues/ Postagens de textos e imagens - Arte em geral ( comparações entre passadoxpresentexfuturo)
Grazielli de Souza / Postagens de textos e imagens - Teatro

Michelle Anders / Postagens de textos e imagens - Moda
William Braga / Postagens de textos e imagens - Cinema

Ana Luisa Barberá/ Postagens de textos e imagens - Musica

Wellington Maciel / Postagens de textos e imagens - Fotos e Pinturas

- Acima está cada integrante e as áreas principais, presente em nosso dia-a-dia.

- Esperamos receber, criticas, sugestoes, elogios, tudo o que vier para nosso crescimento.


Bem-Vindo a todos!

Atenciosamente,

COMUSART